Notícias Fetricom

home » Notícias Fetricom
1 de Maio de 2021 às 09:09

SINTRACOM PROPÕE UMA REFLEXÃO NO DIA DO TRABALHADOR

Hoje, o mundo comemora o Dia do Trabalhador. A data tem origem na primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago em 1886 para exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas por dia. Foi então deflagrada uma greve geral em todo os Estados Unidos. A greve foi um marco porque até então, os trabalhadores jamais faziam manifestações.

No Brasil, os direitos do trabalhador foram instituídos por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no dia primeiro de maio de 1943 no governo Getúlio Vargas. Agora, o governo Bolsonaro autoriza um desmonte das leis trabalhistas com renovação do plano de redução de salários, justamente em plena pandemia de coronavírus.

E neste momento em que os trabalhadores mais precisam de apoio do governo para manter emprego e renda, o auxílio emergencial foi reduzido e ficou vários meses suspenso. As ações do governo federal resultaram em 14 milhões de desempregados, muitos passando fome. 

Este é um dia  para refletirmos sobre que tipo de governo queremos. Um governo que precariza ainda mais a classe trabalhadora ou um governo comprometido com mais emprego e renda? O que você prefere? Vamos adiante! O trabalhador e trabalhadora já mostraram que podem mudar a história e o momento é este. Seja filiado ao Sintracom. Seja Forte!


Outras Notícias

Federação dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário e Montagem Industrial do Estado do MS - FETRICOM-MS

Rua Maracaju, 878, Centro - Casa Frente - Campo Grande-MS, 79002-212 - Telefone: 67-3213-1132